COMO SERIA A SUA VIDA E O MUNDO SEM A MATEMÁTICA?

Essa foi a pergunta feita durante a aula de Matemática para duas turmas do 1º ano do Novo Ensino Médio.

"Eu consegui uma máquina do tempo e realizei o sonho de muitos: tirei a "Matemática" do mundo.



Nenhum Matemático, Filósofo ou qualquer pessoa que tenha desenvolvido o pensamento matemático, nasceu. Dessa forma não existe nada relacionado à Matemática.

Olha que maravilha! Um mundo sem a Matemática. 

Agora imaginem que vocês foram dormir e acordaram nesse novo mundo.

Como é a sua vida agora? Como é este mundo?"


Foi assim que pedi para a turma escrever, em poucas linhas, como seria a vida e o mundo sem a Matemática.


Você já parou para pensar sobre isso? 


É claro que no começo muitos comemoraram e acharam o máximo não precisar estudar Matemática. Após alguns minutos ouvindo uns aos outros os pensamentos começaram a mudar. Alguns estudantes perceberam que não seria possível evoluir sem a Matemática. Que ao acordar eles nem estariam nas suas casas, estaria morando em cavernas.

Imaginar a vida sem o tão querido smartphone foi o mais difícil para eles. Como assim, professora?


Resolvi dar uma chance a eles: imaginem então que a Matemática parou de ser estudada no ano 2000. A partir desse ano ninguém pode estudar ou desenvolver qualquer coisa que esteja relacionada à Matemática. O que vocês perderiam?? O que deixaria de existir?


Foi outra pergunta que trouxe muitos questionamentos positivos. E com um objetivo: fazê-los entender que precisamos continuar estudando a Matemática para que o mundo continue a evoluir.


Quando ensinamos a Matemática, além de suas aplicações nos nossos dias, estamos em busca daqueles que se interessarão em descobrir mais e estudar mais. Estamos em busca daqueles que vão aplicar a Matemática na Computação, na Ciência, na Engenharia e trarão novidades para a nova geração.


Ninguém vai sair por aí aplicando a fórmula de Bháskara ou alguma fórmula de Trigonometria no dia a dia, ainda bem! Mas o raciocínio que a Matemática nos ensina é fundamental para nossas vidas.


Comentários

Postagens mais visitadas