PRIMEIRO DIA DE AULA - CURRÍCULO DO PROFESSOR

Porque é importante falar sobre o seu currículo para a sua turma


Imagina assistir uma aula, uma palestra ou uma entrevista sobre um determinado assunto e a pessoa já começa falando das suas insatisfações e frustações. Nem dá vontade de continuar assistindo, não é mesmo?
As vezes, sem perceber, fazemos isso nas nossas turmas.


Quando começo em uma nova turma eu falo sobre mim e sobre o meu currículo. É muito importante que os estudantes saibam que estou ali por opção e porque amo minha profissão. Estou ali por eles.

Se você é professor já deve ter ouvido a frase: É professor porque não conseguiu nada melhor. 

Quem sabe ouviu ainda: não tem capacidade de trabalhar em outra área, virou professor.

Eu já ouvi isso muitas vezes, inclusive em falas na televisão.

Se você, assim como eu, é professor por opção, fale sobre isso com a sua turma. Mostre para eles que você quer estar ali. 


Não fale de salário, todos sabem que não recebemos o que deveríamos. Não reclame que não é valorizado. Reclamar com a turma não vai mudar a nossa situação e vai desmotivá-los.

Eu falo brevemente sobre meu currículo. Onde estudei, o que eu estudei. Concursos que eu passei, e os que não passei também, professor não é perfeito, não devemos nos colocar em um pedestal. 

No meu caso, sempre pergunto quantos não gostam ou acham que não sabem Matemática. Porque para esse eu faço questão de dizer que Matemática sempre foi meu calcanhar de Aquiles. Eu gostava mas não entendia. E se eu consegui aprender, eles também conseguem.

Aproveitem a primeira semana para motivar a turma, isso fará a diferença durante todo o ano letivo.





Comentários

Postagens mais visitadas